21.5.14

Os Amigos de Zeca

(na foto Letria, Afonso, a mãe, Isabel, José Duarte e Adriano)

José Mário Branco

Claro que não vou fazer a biografia e o percurso do JMB, mas sim a influência que o mesmo teve nas músicas do Zeca, embora resumida senão poucos leem.


JMB dirigiu (arranjos e direção musical) dois discos do Zeca; "Cantigas do Maio" e "Venham mais cinco".

Até hoje e quem sou para desdizer, "Cantigas do Maio" foi considerado o melhor LP do Zeca (lembro-me que foi o 1º álbum que gravei em cassete, ainda os cd's eram uma miragem).

Em 1971 Zeca foi até Paris para gravar num dos mais caros e afamados estúdios da europa, os de Herouville, de Michel Magne.

Foi aí que surgiu tantos êxitos do Zeca entre eles "Maio Maduro Maio", "Milho Verde"; "Coro da Primavera" e o "Grândola Vila Morena".

Neste disco foram introduzidos vários instrumentos musicais até inéditos nas músicas do Zeca: darbuka, o bongo berbere, as tumbas, o adufe, o tamborim etc, atec. Já agora como curiosidade aquele som que se ouve no Grândola, são passos no areal. Nem Steven Spielberg faria melhor!

José Mário Branco nestes dois LP's referidos, foi sem dúvida a pessoa ideal para que a partir do "Cantigas do Maio" a discografia do Zeca ficasse mais enriquecida, caso não houvesse outros discos de igual qualidade mas não há dúvida que este LP é a cereja no topo do bolo.

Tudo isto porque um dia, JMB tomou em mãos a orquestração e arranjos desta maravilha.

.... E porque estamos na Primavera e em Maio mês das flores, aqui ficam para audição.

e

Sem comentários: