8.10.13

O Que é um Salário!?

Mais medidas de austeridade vão cair sobre a cabeça dos portugueses, dos pobres que nos ricos e causadores da situação em que caímos ninguém toca.

Isto escrevi num tema de uma pessoa amiga que, como milhares de portugueses, teve que emigrar para terras de França e perguntava que lhe explicassem o que é isso de salário como se fosse uma criança de 4 anos. Para todos os que não sabem há muito tempo o que é receber o produto de um trabalho que ninguém lhes dá...




Eu explico-te, senta-te aí.

Era uma vez um Império. Um Império que dominou parte do mundo. Surgiu e desapareceu como acontece com todos os Impérios. Foi o Império Romano.

Nessa altura o pagamento primário aos seus soldados era feito através de sal que em latim se diz "salarium", era o "salarium argentum" ou seja "pagamento em sal". Daí surgiu o salário tão nosso conhecido nos nossos tempos. Nosso conhecido menina(o) de quatro anos?

Assim como havia uma pequena aldeia que resistia aos avanços de César, hoje também há um governo que resiste em dar emprego ao povo a quem jurou prestar toda a sua vontade em o servir.

Então, retirando a hipóteses de poder crescer a economia para que todos pudessem ter o seu emprego e o seu salário, faz exatamente o contrário, fez aumentar o desemprego. Daí minha pequena amiga(o), há muitos em Portugal que não sabem o que isso de salário é.

Talvez voltemos aos tempos da antiga Roma e se veja a dar um punhado de sal para, ao menos, temperar uma panela cheia de nada!




Nota final: Sei que a pessoa amiga arranjou trabalho em França. Quando há dignidade qualquer trabalho nos serve, mas é triste saber que tanto ela como muitos que deram o melhor de si, tivessem que sair de Portugal para terem o trabalho que lhes falta no seu país de origem. Ninguém gosta de sair mas, hoje como ontem, só uma mala de cartão levam como bagagem, e a saudade no coração.